CIRE
Centro de Investigação em Rússia, Eurásia e Espaço Pós-Soviético

Diretrizes para Autores para submissão de textos para o Boletim Eurásia em Foco e para a página do CIRE.
1. Disposições Gerais
1.1. O boletim Eurásia em Foco é uma publicação trimestral que reúne coletânea de notícias, análises de conjuntura e artigos de pesquisa originais em português e inglês;
1.2. Os manuscritos submetidos ao boletim devem respeitar os critérios estabelecidos quanto ao número mínimo e máximo de palavras do corpo do texto ou de páginas estabelecidos para cada tipo de submissão. A formatação de todos os manuscritos deve seguir o mesmo padrão. A instruções sobre a formatação está disponível no item 5 “Sobre a formatação” deste manual.
1.3. Para a submissão de textos para o Boletim Eurásia em Foco, os autores devem seguir as normas específicas para cada tipo de texto, conforme apresentado nos itens: 2 “Sobre as Análises de Conjuntura”; 3 “Sobre os Artigos de Pesquisas” e; 4 “Sobre os textos de fluxo contínuo”.
1.4. Para a submissão de Análises de Conjuntura, é necessário que o(s) autor(es) sejam membros do CIRE. Para a publicação dos Artigos de Pesquisa, a participação de autores externos é bem-vinda e encorajada.
1.5. Todos os textos deverão ser enviados para o email do cire: cire.ppgstd@gmail.com, apresentando no assunto do e-mail o seguinte formato: TIPO DE SUBMISSÃO – TÍTULO PROPOSTO – NOME DO(S) AUTOR(ES), Ex: Artigo de Pesquisa – A Diplomacia Pública na Armênia – João da Silva.
2. Sobre as Análises de Conjuntura
2.1. A análise de conjuntura busca interpretar, de forma crítica, a realidade em relação a uma situação específica de um fenômeno atual. Ela deve levar em conta fatores econômicos, políticos, sociais e históricos em relação ao objeto analisado. São elementos característicos da análise de conjuntura: identificação de atores e seus interesses; o contexto maior em que se insere; a correlação de forças entre os atores; temporalidade da análise; relação da conjuntura com a estrutura; descrição de possibilidades e tendências de desdobramentos futuros.
2.2. As análises de conjuntura submetidas ao “Eurásia em Foco” devem conter entre 350 e 700 palavras;
2.3. As análises de conjuntura (do boletim ou em fluxo contínuo) deverão abordar uma situação contemporânea, relevantes para o formato trimestral do boletim, buscando estabelecer uma lógica explicativa do fenômeno, seja com bases teóricas e/ou históricas, que consigam relacionar elementos conjunturais e estruturais.
2.4. A análise de conjuntura deverá se guiar a partir de uma pergunta-problema, além de conter uma introdução e uma conclusão.
2.5. A titulação mínima para a submissão dos textos para a Análise de Conjuntura é de graduando(a), enquanto co-autor, e de mestranda(o), enquanto autor principal ou único;
2.5. Para a aceitação é necessário que o autor seja membro do CIRE e que a apresentação do tema e a submissão do texto sejam feitas dentro dos períodos decididos pela comissão editorial.
2.7. Os textos submetidos para a análise de conjuntura serão avaliados segundo revisão por pares aberta (open peer review), mediada pela comissão editorial.
3. Sobre os Artigos de Pesquisa
3.1. Os artigos de pesquisa devem conter entre 8 e 15 laudas, incluindo o título, subtítulo (se houver), resumo, notas de rodapé (se houver) e as referências bibliográficas;
3.2. Os manuscritos para artigos de pesquisa deverão conter título (e subtítulo se houver), seguido pelo nome dos autores e/ou co-autores, pelo resumo (de até 300 palavras) e entre três e cinco palavras-chave. No resumo, é necessário apresentar, de forma clara e concisa, o tema, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões do trabalho. As palavras-chave devem ser relevantes para a identificação dos tópicos de pesquisa.
3.3. Os artigos de pesquisa deverão ser produtos de pesquisa científica original e inédita. Além da originalidade, precisam demonstrar rigor teórico-conceitual e, de forma clara, definir o problema, os objetivos e a metodologia utilizada. Mesmo sendo um texto com rigor científico, deve ser de fácil compreensão para um amplo grupo de leituras, mesmo aqueles que não sejam da área de Relações Internacionais e correlatas.
3.4. Para submissão dos artigos, serão feitas chamadas de publicação e/ou convites a colaboradores externos. As chamadas serão disponibilizadas nas redes sociais e no site oficial do CIRE.
3.5. Os textos submetidos para os artigos de pesquisa serão avaliados segundo revisão por pares.
3.6. Os autores devem observar os prazos de submissão para edição desejada. Os artigos de pesquisa podem ser aceitos para publicação no número seguinte, caso seja de interesse do/a autor/a.
3.7. A titulação mínima para a aceitação dos textos para a categoria de artigos de pesquisa é mestre enquanto autor principal ou único. A titulação mínima para a co-autoria é de mestrando. O número máximo é de 3 (três) autores principais. Em casos excepcionais – como resultados de pesquisas de grupos ou laboratórios – textos submetidos com mais de três autores, deverão indicar um autor principal e as atividades e contribuições de cada co-autor para a elaboração do estudo. A ordem de autoria será aquela estabelecida no manuscrito enviado pelos autores.
4. Sobre os textos de fluxo contínuo
4.1. Os textos enviados sob fluxo contínuo serão publicados na página do CIRE, sem estarem vinculados ao Boletim;
4.2. A publicação de textos na página do CIRE é aberta a graduandos(as), bacharel(a), pós-graduandos(as) e pós-graduados(as)
4.3. Os textos submetidos para os artigos de pesquisa serão avaliados segundo revisão por pares.
5. Sobre a formatação
Os textos devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, sem espaçamento entre parágrafos.
5.1. Recomenda-se o uso de notas de rodapé apenas para esclarecimentos adicionais estritamente necessários ao texto. As notas de rodapé não devem conter referências bibliográficas ou links, e devem ser inseridas após o ponto final da frase.
5.2. O uso de imagens (fluxogramas, mapas, tabelas, gráficos e figuras) são encorajados, desde que relevantes para o tema, apresentação dos dados e ilustração dos argumentos.
5.3. O formato das citações deverá seguir as normas ABNT NBR 10520:2023, que definem que citações de até três linhas deverão ser mantidas no corpo do texto destacada por aspas. Citações maiores que três linhas, deverão conter recuo de 4cm do lado esquerdo, espaçamento simples e tamanho da fonte 11.
5.4. As citações diretas devem estar obrigatoriamente no mesmo idioma que o artigo. Se o texto original estiver em outro idioma, deverá ter sua a tradução no corpo do texto, indicando que a tradução foi feita pelos(as) autores(as). A versão original deverá ser introduzida como nota de rodapé.
5.5. No corpo do texto deve-se adotar o sistema (Autor/a, data, página) para citações.
5.6. Termos e expressões em outro idioma que não o principal do artigo devem estar indicados em itálico. No entanto, deve-se evitar o uso excessivo de tais termos. Para línguas que utilizam de outro alfabeto, as palavras devem ser sempre transliteradas para o alfabeto latino.
5.7. Para as Análises de Conjuntura e Artigos enviados para publicação no Boletim “Eurásia em Foco”, as fontes que estiverem disponíveis online, tais como notícias, relatórios, mapas, etc., deverão seguir as normas da ABNT para sua citação, conforme a seção 6.3, e constar nas referências bibliográficas.
5.7.1 Para os manuscritos enviados para serem publicados em fluxo contínuo no site do CIRE, as fontes que estiverem disponíveis online poderão ser inseridas através do hiperlink e também deverão constar nas referências bibliográficas ao final do texto.
6. Sobre as Referências Bibliográficas
6.1. As referências devem constar ao final do texto, restringindo-se àquelas citadas no artigo.
6.2. As referências bibliográficas devem ser organizadas seguindo a ordem alfabética relativa ao sobrenome do autor(a), e devem constar no final do trabalho. O seguinte formato deve ser observado:
Para livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano.
Para capítulos de livros: SOBRENOME, Nome;. Título do Capítulo/Artigo. In: SOBRENOME, Nome; (Eds.). Título do livro: subtítulo do livro. Cidade: Editora, Ano, cap.X, p. xx-xx.
Para artigos: SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Nome do Periódico. Cidade do periódico, v.X, n.X, p. xx-xx, Ano. Disponível em: Link para o artigo. Acesso em dia mês ano.
Para teses e dissertações: SOBRENOME, Nome. Título da tese acadêmica: subtítulo. Tese de Doutorado em (curso), Universidade, País, Ano, (nº de páginas)p.
Para notícias de jornal e revista: SOBRENOME, Nome. Título da notícia de jornal/revista. Nome do Jornal/revista. Cidade, dia mês. ano (da publicação da notícia). Disponível em: link para a notícia. Acesso em dia mês. ano.
6.3. Caso haja dúvidas em relação à formatação das referências bibliográficas, as normas NBR 6023:2018 e a NBR 10520:2033 da ABNT deverão ser consultadas; assim como números anteriores do Boletim poderão ser observados.
7. Considerações Finais
7.1. O conteúdo dos textos submetidos e publicados ao Boletim Eurásia em Foco e ao fluxo contínuo é de total responsabilidade dos autores.
7.2. O(a) autor(a) se compromete em declarar quaisquer conflitos de interesses que possam haver em relação ao seu manuscrito no momento da submissão do trabalho. A declaração deve estar presente no corpo do email no qual o manuscrito foi enviado.
7.3. Os(as) autores (as) confirmam estarem de acordo com a publicação em formato aberto, acessível e gratuito de seu texto.
7.4. O CIRE e o Eurásia em Foco não se responsabilizam por quaisquer problemas técnicos que impossibilitem a circulação do material.

